O climatologista Márcio Sônego detalhou as condições do tempo para os próximos dias na região Sul de Santa Catarina. Segundo ele, a sexta-feira (19) amanheceu com temperaturas amenas, 14°C em Criciúma e até 8°C em áreas mais altas da Serra, e registro de chuva fraca em Florianópolis, já prevista pelos modelos. O cenário será de sol entre nuvens e calor, com máxima de até 28°C. O vento nordeste deve soprar ao longo do dia, embora com menor intensidade que nos últimos dias.
O sábado (20) promete ser o dia mais quente da semana, com mínima em torno de 14°C pela manhã e máxima que pode alcançar os 30°C à tarde. A previsão oficial não aponta chuva, mas Sônego alerta para a possibilidade de pancadas isoladas no fim do dia devido ao efeito pré-frontal, comum quando uma frente fria se aproxima.
A virada no tempo, no entanto, deve ocorrer no domingo (21). O dia começa com sol, mas a partir das 10h a expectativa é de chuva em Urussanga e região, que pode se estender durante toda a tarde e noite, acompanhada de trovoadas. O período instável deve permanecer até a manhã de segunda-feira (22), quando o tempo volta a firmar.
De acordo com Sônego, serão cerca de 24 horas com instabilidade entre a manhã de domingo e o final da manhã de segunda-feira. “Depois disso, teremos novamente tempo seco e ensolarado para o início da semana”, destacou.