Depois de 15 anos, Imbituba volta a receber uma etapa da World Surf League (WSL). O evento, válido pelo Qualifying Series (QS), acontece de 17 a 21 de setembro, na tradicional Praia da Vila, e garante 4 mil pontos no ranking sul-americano da entidade.
A cidade não recebia a competição desde 2010, quando foi palco da elite mundial do surfe. Ao longo dos anos 2000, nomes históricos como Kelly Slater, Mick Fanning, Damien Hobgood e Taj Burrow competiram nas ondas do litoral catarinense. Entre os campeões em Imbituba estão Jadson André (2010), Kelly Slater (2009), Bede Durbidge (2008), Mick Fanning (2006 e 2007), Damien Hobgood (2005) e Taj Burrow (2004).
Catarinenses em destaque
A nova edição chega em um momento especial para os atletas do estado, que vivem boa fase no circuito. Tainá Hinckel (Palhoça) e Laura Raupp (Florianópolis), no feminino, além de Mateus Herdy (Florianópolis) e Heitor Mueller, no masculino, estão confirmados na disputa.
Tainá, líder do ranking sul-americano, venceu a última etapa em Natal (RN) e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris no ano passado. Já Mateus Herdy ocupa a segunda colocação no ranking e, junto com Laura Raupp, que aparece em sétimo, faz boa campanha no Challenger Series, divisão de acesso ao Championship Tour (CT).