Publicidade

Polícia Civil conclui investigação e pede prisão de sete pessoas por golpe de “sextorsão”

Esquema criminoso envolvia extorsão qualificada, associação criminosa e lavagem de dinheiro; valores eram repassados por meio de contas laranjas

Foto: Divulgação PCSC
Foto: Divulgação PCSC

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC Criciúma), concluiu a investigação sobre um esquema de “sextorsão” que resultou em prejuízo financeiro para uma vítima. O golpe consistia em ameaças após a troca de fotos íntimas com uma suposta menor de idade. Os criminosos se passavam por agentes públicos e exigiam pagamentos em dinheiro para encerrar um falso inquérito policial.

As diligências revelaram que os valores pagos foram transferidos para contas de quatro mulheres, usadas como laranjas, que repassaram os recursos a outros destinatários. Cinco mulheres residentes no Rio Grande do Sul tiveram participação confirmada, recebendo valores e transferindo-os para outras contas, em alguns casos caracterizando movimentações de lavagem de dinheiro. Dois homens também foram identificados como envolvidos, ambos com histórico de passagem pelo sistema prisional gaúcho.

A investigação apontou ainda que alguns destinatários finais dos valores estiveram presos na mesma penitenciária no Rio Grande do Sul, reforçando a ligação com grupos criminosos que já praticam esse tipo de golpe de forma reiterada.

Com base nas provas, sete pessoas foram indiciadas pelos crimes de extorsão qualificada, associação criminosa e lavagem de capitais. A Polícia Civil solicitou ao Judiciário a prisão preventiva dos envolvidos. O inquérito foi concluído e encaminhado para análise da Justiça.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade