A APAE de Cocal do Sul ganhou um presente especial: um projeto voluntário que vai levar mais alegria, movimento e cultura para os alunos. O Grupo de Dança Gaúcha Turma do Tchê, do município, iniciou encontros de dança de salão gaúcha, ministrados pelos instrutores Wiliam Estevam e Aline.
As aulas vão acontecer uma vez por mês, sempre na última quinta-feira, durante a tarde. A cada encontro, os alunos terão contato com dois ritmos tradicionais da cultura gaúcha, entre eles vaneira, vanerão, valsa, xote, chamamé, bugio, rancheira e milonga.
Segundo o instrutor Wiliam, a primeira experiência, realizada em agosto, já foi muito positiva. “O primeiro contato com os alunos foi muito bom. Sentimos um interesse muito grande por parte deles na questão das danças. Eles são muito receptivos e carinhosos. Acredito que a inclusão deles no meio da dança será muito positiva para eles e para nós como instrutores”, destacou.
A ideia surgiu a partir de uma exigência do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul, que solicita aos novos e antigos instrutores de dança de salão uma vivência prática com pessoas com deficiência (PCDs), como forma de aprendizado sobre inclusão. O que começou como uma exigência se transformou em algo muito maior: um laço de carinho com a APAE. “Nossa interação foi tão positiva e gratificante com o povo apaeano, que me comprometi a retornar todos os meses. Vamos transmitir um pouco da nossa rica cultura gaúcha através da dança de salão”, completou Wiliam.
Para a diretora da APAE, Morgana Moro Kieslark, a iniciativa é motivo de alegria e valorização.”Somos imensamente gratos ao Grupo Turma do Tchê e aos instrutores Wiliam e Aline por abraçarem nossa causa. A dança é uma forma de inclusão, de expressão e de felicidade. Ver nossos alunos tendo essa oportunidade de aprender e se divertir com a cultura gaúcha é algo muito especial para todos nós”, ressaltou.