O bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, passa bem após ter desmaiado durante a consagração da Diocese a São Miguel Arcanjo, celebrada na madrugada de sábado (16), na Basílica Santuário Diocesano Sagrado Coração Misericordioso de Jesus, em Içara.
Segundo informações da Diocese, Dom Jacinto sofreu uma queda de pressão, foi socorrido pelos padres e encaminhado ao hospital para avaliação. Minutos depois, recuperou-se e, já no domingo (17), presidiu normalmente uma missa em Araranguá, demonstrando boa recuperação.
O padre Antônio Vander da Silva, reitor do Santuário, conduziu o restante da consagração e reforçou o carinho dos fiéis com o bispo. “O nosso amado bispo, ao final da Santa Missa, não passou bem. Ele teve um desmaio, foi levado para a sacristia e, depois de alguns minutos, voltou a si novamente. O nosso carinho e a nossa oração por ele, que se esforçou muito para estar aqui com a gente”, destacou.

Viagem marcada por contratempos
A celebração contou com a presença da imagem peregrina de São Miguel Arcanjo. A irmã Maria Raquel, que acompanhou a comitiva, descreveu a ocasião como uma “verdadeira batalha espiritual” e relatou as dificuldades para chegar até Santa Catarina.
Segundo ela, o voo de conexão em Guarulhos (SP) foi cancelado, atrasando a viagem em um dia. Para garantir a chegada da imagem a tempo, um casal de fiéis cedeu um avião particular, permitindo que o grupo chegasse ao Estado com três horas de atraso. “Foi uma missão exaustiva e, ao mesmo tempo, muito feliz. Ficamos praticamente 48 horas acordados, sem conseguir dormir porque não havia tempo. O que vivemos foi sobrenatural”, contou a religiosa.
Devoção a São Miguel Arcanjo


Apesar do incidente com Dom Jacinto, a visita da imagem e a consagração reuniram cerca de 12 mil pessoas no Santuário de Içara. O momento marcou também o início da Quaresma de São Miguel Arcanjo, que segue até 29 de setembro, com 40 dias de oração, penitência e fé.
Veja como fazer a Quaresma:
- Prepare um altar de oração: escolha na sua casa um lugar silencioso, iluminado por velas, com a imagem de São Miguel Arcanjo, um terço e uma bíblia.
- Faça penitência e jejum: escolha uma penitência que traga significado para a sua vida e que você possa cumprir durante os 40 dias, como deixar de comer ou fazer algo. O jejum também faz parte da Quaresma de São Miguel, podendo ser feito às sextas, em memória da Sexta-feira Santa.
- Ore diariamente: escolha um momento para fazer a oração para São Miguel Arcanjo.
Com informações Portal NDMais