O documentário premiado internacionalmente sobre “Aldo Baldin – Uma Vida pela Música”, será exibido gratuitamente nesta segunda e terça-feira, dias 18 e 19 de agosto, às 19h30, na Sociedade Recreativa de Urussanga. Dirigido pelo cineasta urussanguense Yves Goulart, o material é resultado de 14 anos de pesquisa e reúne gravações realizadas em diversos países, além de entrevistas e registros raros das performances do tenor.
Natural de Urussanga, Aldo Baldin construiu uma carreira de destaque mundial, reconhecido como um dos grandes tenores líricos de sua época. Cantou com maestros renomados, se apresentou nas principais salas de concerto do mundo e gravou mais de 100 discos. Sua trajetória, marcada por esforço e perseverança, é contada no documentário pela própria voz do artista, além de músicos, amigos e familiares.
A prefeita de Urussanga, Stela de Agostin Talamini, destaca a importância de valorizar o artista da terra e apresentar sua história para todas as gerações. “Aldo entregou sua vida à música, e quem acompanhou um pouco de sua trajetória sabe das dificuldades e da luta para chegar onde chegou. Agora, sua história ganha o mundo e inspira novas gerações. Para nós é um orgulho enorme para Urussanga”, disse.
Para a secretária de Cultura, Turismo e Esporte, Vanessa Lopes, a exibição do material na cidade é mais que uma homenagem. “É uma oportunidade única de reviver a trajetória desse grande artista, que levou o nome de Urussanga para os quatro cantos do mundo. A exibição do documentário foi viabilizada por um projeto contemplado no edital municipal da PNAB de Fomento à Cultura, e é um presente para a cidade e a todos que acreditam na força transformadora da arte”, conclui.