Publicidade

(Vídeo) ‘Encontro das águas’ mostra contraste de cores do Rio Tubarão chegando em Laguna

Corretor de imóveis filmou a junção do Rio Tubarão com a água salgada da Barra de Laguna

Foto e vídeo: Henrique Neves/Divulgação
Foto e vídeo: Henrique Neves/Divulgação

Um fenômeno natural chamou atenção em Laguna. O chamado “encontro das águas” formou um contraste marcante entre a água barrenta do Rio Tubarão e a cor mais clara da Lagoa Santo Antônio dos Anjos e do canal da barra.

As imagens (assista abaixo), que viralizaram nas redes sociais, foram registradas pelo corretor de imóveis Henrique Neves. Ele publicou o vídeo em sua página no Instagram no último dia 6 de agosto. Segundo contou ao portal, a gravação foi feita de forma inesperada. “Saí para registrar a cidade com o drone porque o dia estava bonito. Quando vi a água do rio descendo carregada de sedimentos, percebi o contraste e decidi filmar. Do alto, é possível ter uma noção clara da diferença entre a água cristalina e a barrenta”, relatou. Além da profissão de corretor, Neves também administra o perfil Road Trip SC, voltado para viagens de moto.

Por que acontece o contraste de cores?

De acordo com o engenheiro sanitarista José Luiz Rocha Oliveira, da Epagri/Ciram, o efeito é provocado pela alta carga de sedimentos transportados pelo rio, especialmente após chuvas intensas. “São águas com densidades diferentes. A do rio vem carregada de sedimento e pode se juntar a uma maré mais alta, criando essa divisão nítida”, explica.

O especialista compara o fenômeno ao famoso encontro dos rios Negro e Solimões, em Manaus (AM). “É o mesmo princípio: águas com temperatura e densidade diferentes demoram mais para se misturar, e por isso o contraste fica tão evidente”, completa.

Com informações NDmais

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade