O Anjo Tintas/FME Criciúma Futsal encerrou a primeira fase do Campeonato Brasileiro com um empate em 2 a 2 diante do Passo Fundo, na noite dessa quinta-feira (14), na Arena Clube Comercial, em Passo Fundo, interior do Rio Grande do Sul. A equipe está garantida nas oitavas de final e aguarda a definição do adversário.
A partida foi marcada por equilíbrio. Com a melhor campanha da chave e invicto no Brasileirão, o Passo Fundo saiu na frente com Marcelinho, mas viu Xande empatar. Na segunda etapa, Cardelli colocou os gaúchos novamente em vantagem. Cinco minutos depois, Antônio marcou para o Criciúma e fechou o placar.
Com o resultado, o time profissional da Associação Criciúma de Futsal (ACF)/FME/Faculdades Esucri ocupa a terceira posição, com 15 pontos. Já o Passo Fundo segue líder, com 21. “Encerramos a primeira fase em mais alto nível. Enfrentamos a equipe mais forte até agora, foi um jogo duro e hoje mostramos que estamos vivos na competição e chegamos de cabeça erguida na próxima fase”, avaliou o técnico Alexandre Verdieri.
O capitão do time, o ala Yuri, se mostrou satisfeito com o desempenho e com a campanha da ACF no Brasileirão. Cabe lembrar que esta é a primeira participação da equipe na competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS). “Ficamos felizes com o desempenho em quadra. Queríamos a vitória, mas enfrentamos um time qualificado. Agora é se preparar para o mata-mata”, disse. “Foi um jogo difícil, mas fizemos uma boa campanha. Agora é continuar trabalhando e continuar a caminhada”, projetou o ala Antônio.
Mata-mata inicia em setembro
Conforme o regulamento, durante a fase classificatória as equipes jogam entre si dentro dos próprios grupos, em turno único. Esta etapa segue até o final de agosto, com jogos em mais de 15 cidades brasileiras. Os oito melhores de cada grupo avançam para as oitavas de final, programadas para setembro. As finais acontecem no fim de novembro.
“Temos muito a celebrar, pois arrancar um ponto na casa do líder da competição, um time extremamente qualificado e letal, sobretudo quando joga em seus domínios, não é uma missão fácil. Ainda mais porque o nosso time não vinha de um bom resultado. A importância desse ponto fora de casa, não é sobre a classificação, mas sim sobre voltar a ser competitivo e voltar a jogar bem. Recuperamos a confiança e seguimos fortalecidos para o mata-mata”, avaliou o presidente da ACF, Márcio Rodrigo Fernandes.
Paralelamente ao Brasileirão, o Criciúma também disputa a Série Ouro do Campeonato Catarinense, onde ocupa a quarta colocação, com 12 pontos, e terá pela frente o Apaf Florianópolis, em casa, no dia 23 de agosto.