O surfista profissional Lucas “Chumbo” Chianca entrou para a história do surfe brasileiro ao descer uma parede de água de 14,82 metros, a maior onda já surfada no país. O feito, registrado no dia 30 de julho na Laje da Jagua, em Jaguaruna, superou o recorde anterior de 13,7 metros, marcado no mesmo local.
“Eu nunca tinha visto ondas daquele tamanho no Brasil, então foi uma experiência incrível. Sempre sonhei viver um dia daqueles na Laje de Jaguaruna”, disse Chumbo, emocionado com a conquista.
A façanha aconteceu em um dia de condições extremas, provocado por um ciclone extratropical na costa catarinense. Localizada a cinco quilômetros da orla, a Laje de Jaguaruna é uma formação submersa onde a profundidade cai de 50 para apenas 2 metros, criando o cenário perfeito para a formação de ondas gigantes.
O cálculo da altura da onda foi feito pelo oceanógrafo Douglas Nemes, que utilizou um método inovador com inteligência artificial para medir a distância entre a base e a crista. O processo envolveu a análise de centenas de imagens, equações matemáticas e múltiplas simulações para chegar a um valor científico e confiável.
“Foi algo muito desafiador, algo que a gente não tinha presenciado até hoje nesses 22 anos de trabalho na Laje da Jaguaruna”, comentou o também surfista Jacaré, que acompanhou a ação.
Chumbo destacou o trabalho coletivo e a sorte envolvidos no momento histórico. “Aquela onda, por incrível que pareça, foi a minha primeira do dia. A sensação de descer aquela montanha de água foi indescritível. Era uma onda muito especial, com muita energia. Estou muito feliz e grato.”
Com informações G1SC