Publicidade

Audiência pública sobre classificação do tabaco será realizada nesta quinta em Orleans

Iniciativa do deputado Volnei Weber busca ampliar o debate sobre o tema antes da votação do projeto na Alesc

Foto: Arquivo/Cidasc/Divulgação
Foto: Arquivo/Cidasc/Divulgação

A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realiza nesta quinta-feira (14), às 14h, no Salão Comunitário do Barracão, em Orleans, uma audiência pública para discutir o Projeto de Lei nº 10/2023, que trata da classificação do tabaco diretamente nas propriedades rurais.

A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Volnei Weber (MDB), relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça, com o objetivo de ouvir a comunidade e ampliar o debate antes da votação definitiva.

O Projeto de Lei nº 10/2023, de autoria do deputado Sargento Lima (PL), prevê que o próprio agricultor possa solicitar que a classificação do tabaco seja feita na sua propriedade, com isso possibilita com que ele não tenha despesa no transporte do fumo, caso haja discordância na classificação.

“O que queremos é garantir mais transparência e justiça no processo de classificação do tabaco, valorizando o trabalho de mais de 65 mil famílias catarinenses”, afirmou o deputado Volnei Weber.

O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Volnei Weber já apresentou parecer favorável à admissibilidade, mas a tramitação foi temporariamente prorrogada após pedido de vistas do deputado Rodrigo Minotto.

A audiência pública vai reunir agricultores, lideranças do setor, representantes das regiões produtoras e autoridades, para aprofundar o diálogo sobre o tema e contribuir na construção de um encaminhamento justo e equilibrado para o setor.

Cabe ressaltar que a proposta do relator, deputado Volnei Weber, é apresentar uma adequação que evite os impactos negativos que já ocorreram na implementação da lei de mesmo tema no estado do Rio Grande do Sul.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade