Publicidade

Tubarão é alvo de operação da PF contra fraude milionária no INSS

Esquema envolvendo funcionários e ex-funcionários da Caixa teria causado prejuízo de R$ 3 milhões aos cofres públicos

Foto: Divulgação PF
Foto: Divulgação PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Recupera, que investiga um esquema de fraude milionária contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) envolvendo funcionários e ex-funcionários da Caixa Econômica Federal. Entre as cidades onde a ação foi realizada está Tubarão, que foi alvo do cumprimento de mandado de busca e apreensão.

Ao todo, foram expedidos seis mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e indisponibilidade de bens e ativos no valor de R$ 3 milhões, quantia equivalente ao prejuízo estimado aos cofres públicos. As ordens foram cumpridas em Florianópolis, Tubarão e no Rio de Janeiro.

Segundo a investigação, o esquema começou em 2018 e envolvia a concessão indevida de benefícios assistenciais e previdenciários por meio da inserção de dados falsos nos sistemas da Caixa. Os investigados teriam criado beneficiários fictícios ou usado nomes de pessoas já falecidas, emitindo cartões e autorizando pagamentos fraudulentos.

A PF aponta que, mesmo após serem demitidos em 2022, os suspeitos continuaram operando o esquema com o auxílio de terceiros, que realizavam mensalmente o saque de pelo menos 17 benefícios irregulares ainda ativos.

A operação contou com apoio da própria Caixa e do Ministério Público Federal.

As informações são do Portal NDMais

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade