O Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, não contará mais com voos operados pela Azul Linhas Aéreas. A empresa encerrou oficialmente as atividades no município na segunda-feira (14), como parte de um corte em 14 cidades brasileiras.
Segundo a companhia, a decisão foi motivada pelo aumento dos custos operacionais, impulsionados pela crise global na cadeia de suprimentos e pela alta do dólar, além de questões de disponibilidade de frota. As operações também foram encerradas em Correia Pinto, no Planalto Serrano, e em outros 12 municípios do país.
Com a mudança, a Azul vai concentrar sua malha aérea em três grandes hubs, Viracopos (Campinas), Confins (Belo Horizonte) e Recife, para otimizar conexões e reduzir custos.
A empresa está em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos desde maio deste ano, buscando captar cerca de US$ 950 milhões em investimentos. Parte do plano inclui parcerias estratégicas com as companhias aéreas americanas United e American Airlines, em um pacote de reestruturação avaliado em US$ 1,6 bilhão.
Apesar do corte de destinos, a Azul informou que manterá normalmente as vendas, operações e benefícios do programa de fidelidade, garantindo todos os bilhetes e pontos acumulados pelos clientes.