A semana começou gelada na região e deve seguir com tempo firme, segundo o climatologista Márcio Sonego, da Epagri. Em Criciúma, a estação da Unesc registrou 3,9°C nesta segunda-feira (11), a menor temperatura de agosto até agora, superando os 4°C do dia 1º.
Em outras regiões do Estado, como Urupema, São Joaquim, Caçador, Videira e Lebon Régis, os termômetros marcaram até -3°C. O frio intenso vem na esteira do fim de semana, quando a Serra Catarinense recebeu neve, fenômeno que, apesar das incertezas na previsão de sexta-feira, se confirmou e rendeu belas imagens.
Sol e frio durante a semana
De acordo com Sonego, a semana será de predomínio de sol, com mínimas entre 3°C e 5°C até quarta-feira (14). Na quinta-feira (15), as temperaturas mínimas sobem um pouco, ficando entre 8°C e 9°C. Não há previsão significativa de chuva, apenas a possibilidade de garoa isolada na sexta-feira de manhã e no domingo à tarde.
A atenção fica para a formação de nevoeiros nas madrugadas e manhãs de terça e quarta-feira. O climatologista projeta que o frio mais intenso deve começar a perder força apenas depois do dia 20 de agosto.