O Governo de Morro da Fumaça inicia nesta quarta-feira, (30) os trabalhos de georreferenciamento do município, instrumento essencial para obtenção de dados territoriais para identificar com precisão a localização de áreas urbanas, imóveis e estruturas existentes. O serviço vai contribuir diretamente para o mapeamento, o planejamento e a tomada de decisões mais eficientes voltadas ao desenvolvimento e à organização territorial de Morro da Fumaça.
Com investimento de aproximadamente R$ 1 milhão em recursos próprios, o georreferenciamento é um projeto estratégico que vai marcar um novo capítulo na gestão do município. “O georreferenciamento é um passo importante para o crescimento sólido de Morro da Fumaça e um olhar para o futuro. Com dados precisos, para planejar ainda melhor, investir com mais eficiência e melhorar a infraestrutura da cidade. É um passo rumo ao desenvolvimento sólido que queremos para o nosso município e que impactará diretamente no dia a dia do fumacense”, pontua o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Sartor Guollo.
No âmbito do que o serviço representa para o desenvolvimento do município, a secretária do Sistema Econômico, Carine Berti da Silva, pontua que se trata de um divisor de águas. “O georreferenciamento nos dá uma base de dados atualizada e precisa sobre o território fumacense, o que vai facilitar o planejamento urbano, a regularização fundiária, o incentivo a novos investimentos e a valorização dos imóveis”. Ela explica ainda que, os dados a serem coletados são informações poderosas que vão auxiliar na tomada de decisões, promovendo crescimento com responsabilidade e equilíbrio. “Mais do que números e mapas, esse investimento representa geração de oportunidades e um ambiente mais atrativo para quem deseja viver, empreender ou investir em Morro da Fumaça”.
Como acontecerá o mapeamento
O projeto contempla várias etapas para coletar e organizar as informações da cidade de forma moderna e digital e inclui mapas atualizados com imagens aéreas e fotos em 360° de todas as ruas; levantamento de informações dos imóveis e terrenos; organização das informações antigas e criação de um novo sistema digital para consulta e instalação de uma plataforma online para que as equipes da prefeitura possam acessar as informações de qualquer lugar, com mais agilidade e segurança. A empresa GeoprocSul foi a vencedora da licitação e conduzirá os trabalhos no decorrer dos próximos meses.