Moradores da localidade de Santana, em Urussanga, têm usado as redes sociais para denunciar a má qualidade da água fornecida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Segundo relatos, o problema não é recente, mas se agravou no último domingo (28), tornando a água inutilizável para o consumo, preparo de alimentos e até mesmo para lavar roupas.
Em vídeos e fotos compartilhados por moradores, é possível ver a água saindo das torneiras com coloração turva e barrenta. Uma das moradoras mostrou o resultado ao tentar lavar roupas brancas: “É assim que sai a roupa da máquina de lavar, toda manchada de barro da água de Santana fornecida pelo #Samaeurussanga. E o consumo de água e produtos de limpeza, quem paga por isso? Como sempre, o consumidor”, desabafou.
A moradora Sabrina dos Santos De Bona Sartor afirmou: “Não é possível deste jeito. Não dá de lavar uma roupa, não dá pra cozinhar. Ninguém aqui do bairro tem condições de se manter com água mineral pra fazer tudo em casa. Vai tomar banho do quê? De caneca, por causa da água da Santana”.
A situação foi levada ao plenário da Câmara de Vereadores. Durante a sessão dessa terça-feira (29), o vereador Jaison Vieira, que mora há 44 anos na localidade, cobrou providências do Samae e relatou ter recebido vídeos e reclamações dos moradores. Segundo ele, a água tem chegado “imprópria para consumo” e é necessária uma vistoria urgente na represa e na rede de captação.
“Tem água sobrando, mas o problema persiste. Precisamos descobrir se há vazamentos, esgoto irregular ou falhas no tratamento”, afirmou Vieira, destacando que o problema atinge todos os moradores, independentemente de posicionamento político. “Todos pagam e merecem tratamento igual”, completou o parlamentar.
Samae fala sobre soluções para a água da comunidade
O diretor do Samae e vice-prefeito de Urussanga, Renato Bez Fontana, explicou que o problema é recorrente na comunidade, assim como em outros bairros como Rio Salto, Rio Carvão e Rio Café. Os filtros ‘lentos’ utilizados nas estações de tratamento atualmente não são suficientes para tratar a água com alta turbidez, quase sempre após períodos de chuva.
“Estamos trabalhando na modernização do sistema e estudando soluções para todas as estações de tratamento. Em Santana fizemos a descarga de rede e aos poucos a água vai voltar a ficar cristalina”, disse o diretor, acrescentando que o Samae estuda ainda outras soluções e investimentos para resolver o problema em definitivo.
“O sistema de abastecimento de toda cidade está sendo melhorado. Já fizemos intervenções em diversos locais. Queremos que toda população possa receber água de qualidade em suas casas e estamos trabalhando para isto”, concluiu o vice-prefeito.
Assista aos vídeos feitos por moradores:
