Publicidade

Frente fria muda o tempo e provoca instabilidade; frio volta com força na sexta

Frente fria muda o tempo e provoca instabilidade nesta quinta-feiraApós dias de tempo firme e temperaturas elevadas, clima volta a esfriar a partir de sexta-feira

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A instabilidade climática voltou a dar sinais na região nesta quinta-feira (17). Após um período de tempo firme desde a última sexta-feira (12), o avanço de uma frente fria está alterando as condições meteorológicas, trazendo variações de temperatura e possibilidade de chuva leve nas próximas horas.

Nesta manhã, o tempo permaneceu bom, mas com temperaturas mínimas desordenadas, reflexo clássico de um cenário pré-frontal, de acordo com o climatologista da Epagri, Márcio Sônego. Em Siderópolis, por exemplo, os termômetros marcaram 17 °C, enquanto Criciúma teve mínima de 12 °C. Já em Uruçanga e Jacinto Machado, as mínimas foram de 13 °C, e em Tubarão e Jaguaruna, 15 °C e 14 °C, respectivamente. Para efeito de comparação, no dia 1º de julho, a mínima registrada havia sido de -1 °C em alguns pontos da região.

A aproximação da frente fria já provoca chuva fraca em áreas do oeste do estado, como Chapecó. Para o Sul, a previsão indica que a chuva deve chegar no início da tarde e se estender até por volta das 21h, com acumulado médio de até 5 milímetros, embora em alguns pontos o volume possa ser um pouco maior ou menor.

Apesar da instabilidade desta quinta, o tempo volta a melhorar a partir de sexta-feira (18). O dia começará com frio, com mínima prevista de 6 °C e máxima em torno de 21 °C. O sábado (19) também será de tempo firme, começando com 7 °C e atingindo no máximo 21 °C à tarde, com possibilidade de nevoeiro isolado nas primeiras horas do dia.

No domingo (20), o cenário se mantém semelhante: frio pela manhã, com 9 °C, e temperatura máxima em torno de 22 °C. O início da próxima semana pode trazer alguma nebulosidade e chance de chuva leve entre terça e quarta-feira (dias 22 e 23).

A previsão aponta ainda um novo resfriamento mais significativo somente para o final do mês, por volta do dia 30 de julho. Apesar disso, não há risco de geada nas áreas mais baixas da região neste fim de semana. O fenômeno, se ocorrer, será restrito às áreas mais elevadas da serra catarinense, como Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade