Publicidade

Na Tribuna: vereadores de Urussanga falam sobre saúde, infraestrutura, educação e segurança pública

Parlamentares cobram agilidade do Executivo e mais participação popular no Plano Plurianual

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na 24ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Urussanga, realizada na noite de terça-feira (15), os vereadores levantaram uma série de reivindicações e análises sobre temas centrais para o desenvolvimento do município. A pauta da sessão incluiu saúde, infraestrutura, educação, segurança pública e a participação popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA). Os vereadores Luan Francisco Varnier e Teresinha Zanatta estiveram ausentes por motivos particulares.

O vereador Erotides Borges Filho criticou a ausência de audiências públicas presenciais na construção do PPA, destacando a importância do envolvimento da população no planejamento do futuro da cidade. “As pessoas precisam entender a importância desse plano. Não adianta depois cobrar dos vereadores ou reclamar de investimentos se não houve debate prévio”, alertou. Ele também cobrou a liberação de recursos de emendas parlamentares para a saúde e apuração sobre a jornada dos agentes comunitários de saúde.

Ademir Bonomi comemorou o recapeamento da Avenida São Jerônimo, a retomada das aulas de zumba e o anúncio de um novo ponto de captação de água no bairro Belvedere. Também anunciou a liberação de R$ 300 mil em emendas para a saúde, afirmando: “Cada recurso que conseguimos é uma vitória da população, e não vamos parar”.

Jaison Vieira destacou ações voltadas à segurança nas escolas, como a instalação de câmeras e melhorias nos ônibus escolares, e enalteceu o programa “Eu Te Escuto, Professor”, voltado à saúde mental dos educadores. Ele também defendeu os investimentos nas festividades locais. “Seria mais prático repassar recursos às entidades, mas não teríamos a alegria das pessoas se divertindo durante quatro dias”, justificou.

Já o vereador Ivan Vieira cobrou a conclusão das obras no Polo Esportivo da Estação e criticou a lentidão do Departamento de Planejamento (DEPLAN) na análise de projetos. “Urussanga está ficando para trás em desenvolvimento comparado a outras cidades da região”, lamentou. Ele ainda fez um alerta quanto à situação da água no bairro Rio América e reforçou a necessidade de tirar do papel o Projeto de Lei 6/2023, que prevê medidas para segurança nas escolas: “Precisamos agir antes que tragédias aconteçam aqui”.

A vereadora Rosemeri Aparecida Mafra da Silva fez um apelo pela contratação de profissionais para o CAPS, diante do aumento na demanda por atendimentos em saúde mental. “Pessoas com crises de pânico e depressão não podem esperar meses na fila”, ressaltou. Ela também denunciou as más condições de uma via no bairro Pirago, comparando-a a “estrada de carro de boi”.

Izolete Duarte Vieira destacou reformas em parques infantis e academias ao ar livre, sugeriu soluções para o trânsito escolar e homenageou alunas urussanguenses premiadas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que foram contempladas com bolsas de iniciação científica júnior. “Um orgulho para Urussanga”, celebrou.

Por fim, o vereador José Carlos José elogiou a organização da última edição da Moto Praça e a nomeação da nova delegada de polícia do município. Ele também convocou a população a participar da audiência pública sobre a APA da Baleia Franca, marcada para o dia 17 de agosto. “Ninguém é contra a proteção ambiental, mas precisamos equilibrar isso com os direitos de quem construiu suas casas com sacrifício”, concluiu.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade