Publicidade

(Vídeo) Raridade no mar: Filhote de baleia-franca semialbino é registrado no Farol de Santa Marta

Registro impressionante viraliza nas redes e emociona pesquisadores e moradores

Foto e vídeo: Reprodução Redes Sociais @jooosimar
Foto e vídeo: Reprodução Redes Sociais @jooosimar

Um espetáculo raro da natureza encantou moradores e internautas nesse domingo (13), na Praia do Cardoso, em Laguna. Um filhote de baleia-franca semialbino foi avistado nadando ao lado da mãe nas águas do Farol de Santa Marta, cena considerada incomum e que rapidamente viralizou nas redes sociais.

O vídeo foi captado por Josimar dos Santos Alves, estudante de Ciência da Computação e morador da comunidade, que há um ano se dedica a registrar imagens aéreas da região com o uso de drone. A publicação já soma mais de 118 mil curtidas.

“Dois amigos estavam caminhando quando avistaram os animais. Eles me chamaram rapidamente e, ao localizarmos a mãe e o filhote, tivemos um visual espetacular”, relatou Josimar. “Registrar esses momentos é sempre incrível. Muitas baleias têm passado aqui pelo Farol nessa temporada, mas esse com certeza será um dos mais marcantes. Posso dizer que é um sonho realizado, já que todo dia busco essas imagens únicas”, completou.

De acordo com a bióloga Karina Groch, diretora de pesquisa do Projeto ProFranca, o surgimento de um filhote com essas características é um evento raro. “As baleias-francas, geralmente, são pretas. Alguns filhotes podem nascer com manchas brancas ou até com o corpo quase todo branco, como esse. Eles apresentam pintinhas pretas, uma condição que chamamos de semialbinismo, pois não são completamente brancos”, explica.

A temporada de avistamento das baleias-francas no litoral catarinense está apenas começando. Os meses de julho a outubro marcam a presença desses gigantes nos mares da região, onde vêm para acasalar e dar à luz. A expectativa é de que outros registros surpreendentes como este ainda aconteçam até o fim do período.

Com informações NDMais

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade