Publicidade

Associações Empresariais do Sul lançam campanha unificada por solução para o Morro dos Cavalos

ACIC e ACIVA lideram mobilização regional contra gargalo logístico na BR-101 em Palhoça, que compromete segurança e economia de Santa Catarina

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Duas das principais associações empresariais do Sul catarinense, a Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) e a Associação Empresarial de Araranguá (ACIVA), lançaram nessa segunda-feira (7) uma campanha conjunta com um único objetivo: cobrar uma solução definitiva para os recorrentes problemas no trecho do Morro dos Cavalos, na BR-101 Sul, em Palhoça. Sob o lema “Morro dos Cavalos – Solução Já!”, o movimento visa pressionar autoridades e mobilizar a comunidade para que uma obra estruturante seja iniciada com urgência.

A pauta, antiga e de grande impacto para toda a região Sul de Santa Catarina, voltou com força após sucessivos episódios de bloqueio da rodovia, como o registrado em abril deste ano, que causou mais de 50 horas de paralisação e prejuízos estimados em R$ 50 milhões. “A indústria, o comércio, o turismo e a população sofrem com cada paralisação. Não sabemos mais se uma viagem até Florianópolis levará três ou seis horas”, desabafou Jadiel Boza Della Vechia, presidente da ACIVA.

Entre as soluções propostas estão a construção de túneis ou a implantação de um contorno viário. “O que não pode é continuarmos com uma medida paliativa que já virou permanente”, alertou o presidente da ACIC, Franke Hobold. A vice-presidente da entidade, Grasiela Moretto, reforçou: “Temos que mostrar que o Sul está unido e não vamos permitir que essa questão caia novamente no esquecimento.”

O trecho do Morro dos Cavalos é conhecido há décadas como um dos pontos mais críticos da BR-101, por sua instabilidade geológica e falta de infraestrutura adequada. O impacto das interdições vai desde a perda de competitividade da indústria, atrasos logísticos, até o comprometimento de atendimentos de urgência e abastecimento de hospitais.

A campanha contará com ações em redes sociais, mídia tradicional, outdoors, adesivos veiculares e depoimentos de lideranças. Além da mobilização da sociedade, também estão previstas reuniões com parlamentares e o Ministério dos Transportes, com o intuito de garantir que o projeto seja incluído no plano de ação do Governo Federal.

A mobilização também reúne outras entidades como as associações empresariais de Içara, Tubarão, Orleans e Braço do Norte, além do apoio voluntário da Elo Comunicação e veículos de imprensa regional. “Merecemos uma logística melhor. Talvez possamos ter uma parceria entre o Estado e a União para tirar essa obra do papel”, afirmou José Carlos Sprícigo, diretor da ACIC e vice-presidente da FIESC no Sul.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade