A partir da meia-noite da próxima quarta-feira (9) os motoristas que trafegarem pela praça de pedágio da BR-101 em Palhoça, na Grande Florianópolis, deverão preparar o bolso: o valor da tarifa será reajustado de R$ 5,20 para R$ 5,70. O aumento, autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (3).
O reajuste atinge todas as cinco praças de pedágio sob responsabilidade da concessionária Arteris Litoral Sul, localizadas em Palhoça (SC), Porto Belo (SC), Araquari (SC), Garuva (SC) e São José dos Pinhais (PR). As rodovias contempladas são a BR-101 (SC), BR-376 (PR), BR-116 (Contorno Leste, no PR) e o Contorno de Florianópolis.
A correção leva em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com data-base em 22 de fevereiro de 2025, além de reequilíbrios contratuais previstos na concessão. Entre os itens que justificam o aumento, estão as despesas com desapropriações, manutenção do Ponto de Parada e Descanso (PPD) de Palhoça, recuperação de trecho da BR-376 no Paraná e encargos relacionados ao Túnel 4 do Contorno de Florianópolis.
O pedágio de Palhoça, por estar em um dos trechos mais movimentados da BR-101 catarinense e dar acesso à capital, é um dos mais utilizados do Estado, impactando diretamente o deslocamento diário de moradores, turistas e transportadores.
