O Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) de Cocal do Sul está com matrículas abertas para o segundo semestre de 2025. As oportunidades são destinadas a quem deseja retomar os estudos nas etapas de alfabetização (1º ao 5º ano), ensino fundamental (6º ao 9º ano) e também para o ensino médio (a partir do 1º ano).
Todas as modalidades são gratuitas e contam com transporte escolar e alimentação fornecidos pela Administração Municipal.
Para a alfabetização e o ensino fundamental, a idade mínima é de 15 anos. Já para o Ensino Médio, é necessário ter 18 anos ou mais. O curso completo do ensino fundamental pode ser concluído em dois anos, e o ensino médio em até um ano e meio, com a opção de cursar apenas as etapas que faltam.
As aulas começam no dia 4 de agosto, na sede da Unidade Descentralizada (UD) do CEJA, anexa à Escola Demétrio Bettiol, na Rua Frederico Zanette. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 22h, e as matrículas podem ser feitas mediante apresentação de RG ou carteira de trabalho, comprovante de residência e histórico escolar.
Mais informações estão disponíveis pelo WhatsApp: (48) 99915-0482.
A Administração Municipal e a equipe da UD CEJA estão promovendo uma mobilização, com visitas a empresas e repartições públicas, para divulgar as oportunidades e incentivar jovens e adultos a voltarem para a sala de aula. “Muitos deixaram os estudos para cuidar da família ou trabalhar. Agora é a hora de voltar e mostrar que nunca é tarde para aprender. A educação muda vidas, e o CEJA é um caminho real para isso”, afirma a vice-prefeita Roseny Cittadin, a Nega.
A coordenadora da UD Cocal do Sul, Marenir Santa Helena, reforça o acolhimento como diferencial. “Nosso objetivo é receber bem cada aluno e ajudar a construir um novo futuro. O ambiente é preparado com carinho para apoiar quem está dando esse passo importante”, solicita.