Publicidade

Câmara de Urussanga aprova moção de aplausos às vinícolas e prorrogação do Plano Municipal de Educação

Sessão também foi marcada por indicações de infraestrutura, transparência em obras públicas e pedidos de melhorias em serviços à população

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na noite de terça-feira (1º), a Câmara Municipal de Urussanga realizou sua 22ª Reunião Ordinária de 2025. Entre os destaques da sessão, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei do Executivo que prorroga a vigência do Plano Municipal de Educação, inicialmente instituído pela Lei nº 2.722, de 17 de julho de 2015.

Outro ponto de grande relevância foi a aprovação da Moção nº 06/2025, que presta homenagem às vinícolas dos Vales da Uva Goethe, em especial às localizadas em Urussanga, pela conquista da primeira Denominação de Origem de vinhos de Santa Catarina, conferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A moção foi apresentada pelos vereadores Izolete Duarte Vieira (PP) e José Carlos José (PP).

Durante a sessão, também foram votadas e aprovadas três propostas de requerimentos. O vereador José Carlos solicitou, por meio do Requerimento nº 57/2025, que o Governo do Estado providencie a implantação de uma faixa elevada na SC-108, próximo à Borracharia do Tilita, no bairro Morro da Glória. Já a vereadora Teresinha Zanatta (PSD) apresentou o Requerimento nº 58/2025, pedindo informações sobre o fechamento e a transferência de indústrias nos últimos cinco anos em Urussanga, além de uma análise comparativa com os programas de desenvolvimento de Cocal do Sul. O Requerimento nº 59/2025, do vereador Ivan Vieira (PL), solicita acesso a projetos e relatórios de fiscalização da obra de pavimentação da Rua Paulo Ayres Zanelatto.

Os parlamentares ainda apresentaram e aprovaram oito indicações com foco em infraestrutura urbana e apoio à população. Dentre elas, destacam-se:

  • Construção de passeios no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira (Ivan Vieira e Izolete Duarte Vieira);
  • Disponibilização de “kit lanche” para pacientes que utilizam transporte do SUS (Izolete Vieira);
  • Substituição de pontes de madeira por pontes de alvenaria nos bairros Rio Barro Vermelho e Rio Salto (José Carlos José);
  • Manutenção de vias, poda de árvores e iluminação pública nos bairros das Damas e Baixada Fluminense (Teresinha Zanatta);
  • Fornecimento de uniformes às crianças atendidas nos programas sociais do Centro de Convivência da Estação (Rosemeri Mafra – PL).

Vereadores destacam segurança, infraestrutura e situação crítica de abrigo animal em falas na tribuna

Na primeira sessão legislativa de julho, os vereadores de Urussanga usaram a tribuna para reforçar demandas ligadas à segurança pública, infraestrutura urbana e principalmente à precariedade da Casa de Passagem de animais de rua. O tema foi citado por quase todos os parlamentares, com críticas à atual estrutura, cobranças por soluções imediatas e sugestões de políticas públicas efetivas. Além disso, houve espaço para pautas como iluminação pública, programas sociais, obras viárias e emendas parlamentares.

O vereador Ivan Vieira destacou o projeto de videomonitoramento com apoio do CONSEG, comentou a reunião sobre a Rodovia dos Mineiros e cobrou fiscalização em obras públicas. Rosemeri Mafra voltou a criticar a situação do abrigo de animais e a iluminação pública deficiente em diversos pontos da cidade. Izolete Vieira defendeu medidas permanentes como a chipagem e projetos de capacitação para famílias carentes. Já Terezinha Zanatta alertou para os riscos legais do atual abrigo e sugeriu adesão ao programa estadual “Pet Levado a Sério”.

José Carlos José abordou a luta contra a redução da área da Baleia Franca e reforçou o impacto da pavimentação entre Rio Caeté e Rio Deserto. Erotides Borges Filho criticou a falta de prioridade orçamentária da prefeitura e fez duras falas contra o aumento de impostos. Ademir Bonomi anunciou R$ 1 milhão em emendas e cobrou continuidade dos investimentos. Em sua volta à Câmara, Luan Francisco Varnier propôs uma ação coletiva entre os vereadores para promover adoções imediatas dos animais do abrigo e criticou a transferência de responsabilidade entre os poderes públicos.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade