A onda de frio que atinge Santa Catarina derrubou as temperaturas nesta terça-feira (1º), especialmente no Sul do estado. Em Criciúma, os termômetros marcaram -1,3°C às 7h, conforme dados da estação meteorológica da Unesc em parceria com a Epagri/Ciram. Segundo o climatologista Márcio Sônego, essa foi a menor temperatura registrada na cidade nos últimos 25 anos, superando os -1°C de 2016 e os índices registrados desde o ano 2000.
“O número chama atenção, pois desde o ano 2000 não víamos algo tão expressivo em Criciúma”, explicou Sônego. A massa de ar polar começou a atuar ainda no domingo (29) e provocou forte queda nas temperaturas em toda a região.
O climatologista explica que o frio mais intenso se concentrou especialmente entre Criciúma e Urussanga, devido a fatores microclimáticos. “Houve uma aragem durante a noite, o que pode ter impedido quedas mais bruscas em outras localidades”, afirmou.
A previsão aponta que o frio continuará nos próximos dias, com três manhãs consecutivas de temperaturas muito baixas, padrão clássico de atuação de massas de ar polar na região.
Para quarta-feira (2), a mínima deve ficar entre 0°C e 2°C, com leve aumento a partir de quinta-feira (3). O tempo permanece estável até pelo menos o dia 11 de julho.