A Prefeitura de Praia Grande, anunciou nesta quarta-feira (26) a manutenção da suspensão temporária dos voos de balão de ar quente no município. A decisão foi tomada em conjunto com a AVIBAQ (Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente) e representantes do setor, como forma de respeito e solidariedade às vítimas e familiares do acidente que ocorreu no último sábado, dia 21 de junho.
A medida valerá até o próximo domingo, 30 de junho, período que não serão realizados voos turísticos nem de instrução com balões no município. Praia Grande é conhecida nacionalmente como a “Capital dos Cânions” e atrai centenas de turistas todos os meses para passeios de balão sobre os cânions dos Aparados da Serra, como o Itaimbezinho.
O acidente que motivou a suspensão das atividades envolveu um balão que caiu durante um voo turístico, resultando em mortes e feridos. As circunstâncias do ocorrido estão sendo investigadas pelas autoridades competentes, incluindo a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
A Prefeitura lamentou o ocorrido e destacou, por meio de nota, que a suspensão temporária é um gesto simbólico de luto e apoio aos familiares e amigos das vítimas. Também ressaltou que a cidade preza pela segurança das atividades turísticas e que acompanhará de perto os desdobramentos da investigação.
Leia a nota na íntegra:
NOTA OFICIAL PREFEITURA DE PRAIA GRANDE/SC
26 de junho de 2025
A Prefeitura de Praia Grande/SC e a AVIBAQ (Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente) informam que, após reunião com representantes do setor, foi recomendada a suspensão temporária dos voos de balão até o dia 30 de junho de 2025.
A medida é um gesto de respeito e solidariedade às vítimas e familiares do acidente ocorrido no último sábado (21).