O final de semana será marcado por tempo firme e temperaturas em elevação em Santa Catarina, especialmente na região Sul. Segundo o climatologista da Epagri, Márcio Sônego, a sexta-feira (14) será de sol com poucas nuvens e máximas que podem chegar aos 22°C. O sábado (15) começa com mínima de 12°C e pode alcançar até 25°C à tarde, com sensação de calor leve. Já no domingo (16), há previsão de chuva leve durante a madrugada e possibilidade de precipitação no fim da tarde.
A próxima semana, que inclui o feriado de Corpus Christi, também será de tempo estável, conforme as últimas atualizações. “Teremos bom tempo na segunda, terça, quarta e quinta. O frio mais forte deve chegar apenas no feriadão, com mínimas entre 6°C e 7°C na sexta-feira (21) e fim de semana seguinte”, destacou Sônego.
Junho segue com clima ameno e pouca chuva
Apesar das manhãs frias, o mês de junho está dentro da média histórica de temperaturas, conforme apontou o especialista. Até o momento, a média registrada pela estação de Urussanga é de 14,7°C, praticamente igual à média histórica de 14,6°C. “Não está nem mais frio, nem mais quente. Junho segue normal em relação à temperatura”, afirmou Sônego.
No entanto, o volume de chuvas preocupa. Até agora, o acumulado é de apenas 30 milímetros, muito abaixo da média de 80 mm para o mês. Essa escassez já afeta o nível dos rios, com relatos de indústrias enfrentando dificuldades em cidades como Nova Veneza. “A barragem em Siderópolis está dentro do nível esperado, mas os rios da região estão mais baixos. A chuva está realmente abaixo do normal”, observou.
As temperaturas mínimas nos últimos dias permaneceram acima de zero em todo o estado, mesmo com formação de geada em algumas áreas. As menores registradas foram 2,4°C em Urubici e 2,5°C em São Joaquim. Já na região de Criciúma, os termômetros marcaram mínimas entre 6,6°C e 7°C.