A cidade de São Joaquim, foi surpreendida por uma forte chuva de granizo na tarde desta segunda-feira (9). O fenômeno durou cerca de sete minutos e surpreendeu moradores e motoristas, especialmente em pontos como a localidade de Santa Rita e nas proximidades da SC-114, onde o granizo chegou a cobrir totalmente a pista.
Em alguns trechos, como no Vale do Caminhos da Neve, conhecido por suas intensas geadas e paisagens brancas, o cenário de inverno voltou a se repetir, mas desta vez com uma espessa camada de pedras de gelo. O acúmulo fez com que motoristas reduzissem drasticamente a velocidade e, em alguns casos, chegassem a perder o controle dos veículos. Foi registrado acidente com 5 carros, sem feridos graves.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
A precipitação começou de forma repentina, acompanhada de trovoadas e queda brusca na temperatura. Apesar da intensidade momentânea, segundo informações meteorológicas, o granizo foi de pequeno porte e não causou danos a residências ou plantações.
A safra da maçã, uma das principais culturas agrícolas da região, já está praticamente encerrada, o que evitou prejuízos ao setor. Ainda assim, o susto foi grande para os moradores das áreas mais afetadas. “A gente ouviu o barulho forte nas telhas e correu para dentro. Mas, felizmente, foi só o susto”, contou uma moradora do bairro Madre Paulina.
Fenômenos como esse não são incomuns em São Joaquim durante os meses mais frios do ano. No entanto, o granizo sempre gera apreensão por seu histórico de prejuízos anteriores, especialmente entre os produtores rurais.
Com informações de São Joaquim Online