Publicidade

Comunidade solicita e Samae irá assumir sistema de abastecimento de água do Rio América

O Samae deverá assumir de forma gradativa; troca de filtros e instalação de dosador deverá ser feita ainda este mês

Foto e vídeo: Divulgação
Foto e vídeo: Divulgação

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Urussanga, irá assumir o abastecimento de água do Rio América de forma gradativa. Uma reunião solicitada pela comunidade definiu por unanimidade que o órgão municipal irá cuidar do abastecimento, que atualmente é de responsabilidade da Associação de Moradores do Bairro Rio América (Ambra). Cerca de 300 famílias utilizam o sistema, que tem dois pontos de captação.

Os moradores vêm enfrentando problemas com turbidez e a última análise feita apontou que a água também não estaria totalmente própria para o consumo. “Assumimos a associação há poucos meses e constatamos que infelizmente, os recursos arrecadados com a comunidade não são suficientes para manutenção do sistema, que vinha sendo sucateado nos últimos anos. Precisamos de investimentos e a comunidade não consegue bancar”, explicou o presidente da Ambra, Alexssandro Leopoldo, o Danda. “Nós precisamos ofertar água de qualidade, por isso pedimos auxílio do Samae. Hoje cada família deveria pagar R$ 10 para receber a água, mas existe muita inadimplência”, completou o presidente.

📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram

Samae irá trocar filtro e instalar dosador eletrônico

O repasse de toda rede para o Samae requer um projeto complexo e demorado, por isso o diretor que também é vice-prefeito, Renato Bez Fontana, definiu que o órgão irá fazer a troca do filtro ainda este mês e também instalar um dosador eletrônico. “Queremos ajudar a comunidade por isso estas ações irão garantir água potável para os moradores em curto prazo. Depois disso, vamos fazer o projeto e assumir o sistema de forma gradativa, já que é um processo que demanda bastante tempo”, destacou Renato, acrescentando que as cobranças de mensalidades só serão feitas depois que todo o processo de repasse do sistema for concluído.

O vice-prefeito também afirmou que o projeto do Rio América deve ser iniciado logo após os trabalhos na comunidade de Rancho dos Bugres. “Estamos fazendo todo o sistema no Rancho, onde cerca 20 famílias não possuem água tratada. Assim que concluirmos os trabalhos lá, deveremos iniciar todo o processo no Rio América”, enfatizou Renato Bez Fontana.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade