A APAE de Cocal do Sul participou de uma importante audiência na sede da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em São José. A reunião foi agendada por intermédio do deputado estadual Volnei Weber, que já havia recebido a equipe da APAE anteriormente em seu gabinete e visitado a instituição no fim de maio.
Durante a audiência, a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola, e o diretor de Patrimônio, Xandrus Galli, apresentaram o projeto de ampliação da estrutura da instituição à presidente da FCEE, Jeane Rauh Probst Leite. Também esteve presente o diretor financeiro da Fundação.
O projeto prevê a construção de 16 novas salas de aula no entorno do ginásio da APAE, ocupando espaços entre a Casa Azul e o próprio ginásio. Além disso, serão construídos mais banheiros adaptados e um terminal de desembarque para os alunos, com o objetivo de melhorar a mobilidade e acessibilidade no local.
“A presidente da Fundação já conhecia nosso projeto e ficou impressionada, principalmente porque mostramos que ele nasce de uma necessidade real. Não é uma obra para enfeitar, é para ser usada todos os dias, por nossos alunos e equipe”, explicou Xandrus Galli.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
Ele também destacou que a proposta tem como foco garantir mais qualidade no atendimento, já que atualmente a estrutura da escola não atende a demanda de alunos. Em 10 anos, a estrutura continuou a mesma, mas o número de projetos realizados aumentou e o total de alunos dobrou. “Temos muitos atendimentos terapêuticos e não temos mais espaço físico suficiente para oferecer tudo com a qualidade devida. Essa ampliação é urgente”, afirmou.
Segundo Xandrus, a presidente da Fundação deu sinal verde para que a APAE avance na articulação política e leve o projeto diretamente ao governador do Estado, Jorginho Mello. Agora, a missão está nas mãos do deputado Volnei Weber, que vai intermediar a audiência com o governador. “Saímos da reunião confiantes e com a esperança renovada. Esse foi mais um passo importante para que possamos realizar o sonho de ampliar nossa estrutura e oferecer ainda mais qualidade aos nossos alunos”, concluiu Xandrus.
A expectativa agora é que, com apoio da FCEE e a possibilidade de chegar ao Governo do Estado, os recursos possam ser repassados para a execução do projeto, que representa um salto significativo para o futuro da APAE de Cocal do Sul.