Publicidade

Urussanga: Procon alerta aposentados sobre golpe com chamadas de vídeo

Criminosos usam biometria facial para fraudar empréstimos consignados; órgão registra cerca de 10 denúncias por dia

Foto: Ilustrativa
Foto: Ilustrativa

O Procon de Urussanga está fazendo um alerta importante a aposentados e pensionistas sobre um novo golpe que tem sido registrado com frequência no município. Em entrevista à Rádio Marconi, nesta segunda-feira (2), a coordenadora do órgão, Tatiane da Costa, explicou que criminosos estão se passando por representantes de bancos para aplicar fraudes envolvendo empréstimos consignados.

Segundo Tatiane, os golpistas entram em contato por telefone, se identificam como funcionários de instituições bancárias e oferecem empréstimos com condições atrativas. Para transmitir confiança, solicitam que o aposentado participe de uma chamada de vídeo. É nesse momento que capturam uma imagem do rosto da vítima, utilizando-a como biometria facial para abrir um empréstimo em nome do aposentado — sem o seu consentimento.

“Saibam que nenhum banco vai ligar para fazer chamada de vídeo com o cliente”, alertou Tatiane. De acordo com ela, o Procon tem recebido cerca de 10 reclamações por dia relacionadas a esse golpe.

📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram

Empréstimos consignados

Além da fraude com a biometria facial, a coordenadora também chamou a atenção para problemas envolvendo contratos de empréstimos consignados feitos de forma legítima com bancos. Muitos consumidores não compreendem as cláusulas contratuais e acabam sendo surpreendidos com cobranças como a RMC (Reserva de Margem de Consignado), que autoriza descontos adicionais no benefício.

“Não sabem se tem juro, quanto tem de juro, aí tem aquela palavrinha RMC, o pessoal chega lá e diz ‘eu não quero isso que está sendo descontado’, mas no contrato está lá”, explicou Tatiane. “Quando for fazer empréstimo consignado, pergunte, leve o contrato para casa, dê para um filho, para um neto, para alguém, para um vizinho ler. Depois que assina, é muito difícil resolver.”

A orientação do Procon é que, ao receber propostas de empréstimo por telefone, os consumidores desconfiem, não forneçam dados e procurem diretamente a agência bancária ou o Procon local para confirmar a veracidade da oferta.

WhatsApp
Facebook

Receba as principais notícias de
Urussanga e região em seu WhatsApp.
Participe do grupo!

Mais Lidas

Publicidade
Publicidade