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Cocal do Sul apresenta projeto para transformar 24h em UPA

Município apresentou projeto para ampliar estrutura, instalar novos equipamentos e reduzir filas de exames

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O atendimento de saúde em Cocal do Sul pode estar prestes a dar um salto de qualidade. A Administração busca apoio do Governo do Estado para tirar do papel um projeto que transforma o atual Centro de Atendimento 24h em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), equipada, moderna e preparada para atender a crescente demanda da cidade e de toda a região.

O prefeito Ademir Magagnin e a secretária municipal de Saúde, Giovana Galato, levaram o projeto direto ao secretário estadual de Saúde, Diogo Demarchi Silva, durante agenda em Florianópolis nesta semana. A proposta prevê um investimento de R$ 2 milhões para ampliação da unidade e adequação da estrutura física, além da aquisição de equipamentos.

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“Nosso 24h atende muito mais do que Cocal. São pacientes de mais de 20 municípios. Só no ano passado, foram mais de 5 mil atendimentos de Urussanga, 3,5 mil de Morro da Fumaça, além de pessoas de outras cidades e até de fora da região. Precisamos urgentemente de uma estrutura que atenda essa demanda crescente”, destaca Magagnin.

Entre as melhorias previstas, está a construção de uma sala para exames de imagem. O município já tem garantidos R$ 600 mil, por meio de emenda do deputado Pepê Collaço, para compra de novos equipamentos de raio-x e ultrassom, que serão usados tanto no futuro UPA quanto nas unidades de saúde da cidade.

A secretária Giovana Galato explica que, além da ampliação do 24h, a comitiva levou outro pedido urgente ao governo estadual: apoio financeiro para reduzir a fila de exames e consultas especializadas. “Atualmente temos cerca de 200 pessoas esperando colonoscopia, 300 aguardando endoscopia, mais de 200 na fila por ressonância magnética, além de pacientes esperando por consultas com neurologista e neuropediatra. Também seguimos trabalhando para reduzir a fila de ultrassom”, relata.

Ela lembra que, desde o início da gestão, a Prefeitura tem investido pesado para enfrentar essa demanda. “Quando assumimos, a fila precisava de R$ 1,7 milhão para ser zerada. Já aplicamos R$ 1,5 milhão com recursos próprios, mas ainda faltam cerca de R$ 700 mil. Por isso, levamos esse pedido, reforçando que nosso atendimento vai muito além dos limites de Cocal”, afirma Giovana.

O volume de atendimentos comprova essa realidade: foram mais de 100 mil pessoas atendidas em 2024, sendo uma grande parte de moradores de outros municípios da região. “Nosso pronto atendimento é reconhecido pelo acolhimento, pela humanização e pela qualidade. Mas, para continuar assim, precisamos de mais investimentos. O governo estadual entendeu nossa necessidade e agora aguardamos que essa parceria se concretize”, completa a secretária.

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