A temporada da tainha segue intensa na Prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna. Na manhã desta quinta-feira (22), pescadores artesanais capturaram cerca de quatro toneladas do peixe, em mais uma puxada que reuniu comunidade e tradição.
As imagens do cerco e da retirada dos peixes foram registradas pelo empresário e surfista João Baiuka, que acompanhou de perto a movimentação.
A nova captura se soma à primeira grande puxada da temporada, ocorrida na última terça-feira (20), quando quase duas toneladas foram recolhidas do mar por meio do arrasto de praia – técnica tradicional da pesca artesanal.
📱Acompanhe o Portal Conexão Sul no Instagram
A pesca da tainha foi liberada no dia 1º de maio e segue até 31 de dezembro para o arrasto de praia. Já as modalidades com emalhe anilhado e de superfície foram autorizadas no dia 15 de maio e vão até 31 de julho. A pesca com traineiras será permitida a partir de 1º de junho.
A expectativa é que a safra 2025 continue promissora, movimentando a economia local e fortalecendo a cultura pesqueira do litoral sul catarinense.